riquezas naturais

Geoparque vai valorizar grutas, cavernas e morros de Caçapava do Sul

José Mauro Batista


Foto: Divulgação 

O projeto de criação do Geoparque de Caçapava do Sul, idealizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), deu mais um passo para sua concretização com o apoio do ex-prefeito do município e atual chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

A proposta final será apresentada em uma reunião no campus da Unipampa, em Caçapava, com a participações dos reitores das duas universidades e secretários estaduais. A data ainda não foi divulgada.

São Sepé terá usina a carvão que vai gerar 70 empregos

No final de abril, o projeto foi apresentado a Otomar, que se comprometeu a defender a ideia junto ao governo do Estado.

- Com certeza, atuaremos como facilitadores para que o projeto se torne realidade - afirmou Otomar, ressaltando a importância da ideia para o desenvolvimento regional e estadual.

O geólogo da UFSM André Borba destacou a relevância de Caçapava do Sul e lembrou que a ideia foi lançada pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP), quando era deputado estadual. Ele é o autor da lei que reconheceu o município como Capital Gaúcha da Geodiversidade, em 2015. A cidade tem um patrimônio geológico singular, como as rochas da Pedra das Guaritas e as antigas minas da localidade de Camaquã.

No ano passado, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou o relatório da proposta para criação do Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã. O estudo partiu de um inventário dos geossítios e sítios de geodiversidade do município, com a seleção de 30 pontos de formações rochosas, que, hoje, constituem -se em atrativos turísticos na Região Central e no Estado.

As imagens da paisagem local, com pedras e relevos, foram captadas por um drone. Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, a Unesco reconhece como geoparques as regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica.

Seis cidades da Região Central do Estado recebem espetáculos infantis

A proposta de Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã faz parte do Projeto Geoparques Brasil da CPRM. Iniciado em 2013, foi desenvolvido com reuniões locais, trabalho de campo e levantamento dos dados.

Para a criação de um geoparque, é necessário que a localidade tenha um conjunto de afloramentos e paisagens que mostrem a história geológica da região, como cerros, grutas, cavernas, cachoeiras e morros.

Porém, é preciso que essas riquezas naturais tenham valor científico em nível internacional, atraindo pesquisadores e interessados em conhecer esse patrimônio. Os locais apontados como os principais geossítios de Caçapava do Sul e que reforçam a ideia de criação de um parque: 

Geossítios

  • Pedra do Segredo
  • Pedra das Guaritas
  • Minas do Camaquã
  • Toca das Carretas
  • Gruta da Varzinha
  • Pedra Pintada
  • Galpão de Pedra
  • Cerro da Angélica

O que é um geoparque

  • Segundo a Rede Global de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um geoparque é uma área com um conjunto de afloramentos e paisagens que mostram a história geológica da região e que seja reconhecida pelo mundo científico como tendo valor internacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vaca morre em colisão com veículo na BR-392 Anterior

Vaca morre em colisão com veículo na BR-392

FOTOS: estradas e pontes são interditadas após chuva em Caçapava do Sul Próximo

FOTOS: estradas e pontes são interditadas após chuva em Caçapava do Sul

LEIA MAIS
caçapava do sul